
O que fazer?
Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a lidar com o cyberbullying:
Não responder: Muitas vezes, os agressores esperam uma resposta da pessoa afetada, então não dar uma resposta pode ajudar a parar o comportamento.
Bloquear o agressor: A maioria das plataformas de redes sociais e aplicações de mensagens têm a opção de bloquear um utilizador. Bloqueia o bully para impedir que eles continuem a enviar mensagens ofensivas.
Informar: é importante informar um adulto responsável, um professor ou o director da escola. Muitas plataformas de redes sociais e sites de mensagens também têm opções de reportar o comportamento do bully.
Guardar evidências: é importante manter registos de todas as mensagens, fotos ou vídeos ofensivos. Isto pode ser útil ao informar um adulto responsável, um professor ou o director da escola ou mesmo a Polícia e/ou a CPCJ.
Procurar ajuda profissional: havendo dificuldades em lidar com o cyberbullying, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental Eles podem ajudar a lidar com a sintomatologia associada ao cyberbullying e fornecer ferramentas para enfrentar o problema.